16 de março – Dia Mundial do Sono. A importância do sono para os estudos

Hoje é o dia mundial do sono! E estudos apontam a importância do sono para um bom desenvolvimento na hora de estudar. Esta é uma das atividades mais importantes para o ser humano. Assim como a alimentação e a prática de exercícios físicos.

O sono possui um papel fundamental para manter o equilíbrio emocional, saúde e habilidades cognitivas. Nos seus estudos, possui um papel fundamental, já que é impossível se conectar ou racionar com clareza quando estamos cansados.

Estudo divulgado pelo livro Dreamland, mostra que as pessoas que dormiram por oito horas ou mais resolvem as tarefas propostas 17% mais rápido do que os outros que dormiram menos. Em outras tarefas, mais simples, aqueles que tiveram um descanso adequado, solucionaram as lições em até 70% menos tempo.

 

Desafios:

No livro, os cientistas propuseram desafios envolvendo jogos, um deles foi o Tetris.  Depois de jogar os participantes foram dormir. Quem descansou mais, relatou ter sonhado com o jogo, e isso aumentou a o desempenho que estes participantes tiveram.

Sonecas:

Se sua noite de sono, não foi suficiente, uma soneca pode ajudar muito. Aproveite o tempo disponível, pois ela pode ser útil. A NASA fez um estudo e descobriu que os astronautas que dormiram um mínimo de 15 minutos durante o dia aprimoraram de maneira significativa suas habilidades cognitivas.

 

Então não é nada interessante ignorar os sinais de cansaço do seu corpo. Dormir é uma recarga natural de energia que vai te reabilitar sempre que necessário.

Cada pessoa tem uma carga horaria mínima diária de sono ideal, que pode variar muito. Alguns com apenas 5 horas conseguem se sentir nutridos, enquanto outras necessitam de 8 ou até 9h para passar bem o dia.  Por isso é muito importante respeitar seus próprios limites e adequar seus horários para que seu tempo mínimo de sono seja respeitado.

E o final de semana está chegando aproveite para comemorar esta data Dormindo…