DICAS PARA SER UM ESPECIALISTA

 

CONCENTRE-SE EM TEMAS DO SEU INTERESSE

 

O seu conhecimento pode determinar seu valor para o mercado. As pessoas se tornam mais valiosas de acordo com a quantidade de conhecimento adquirem.

Conhecer uma determinada área muito bem, pode determinar o seu sucesso profissional.

O site da revista “Inc.” listou três passos simples para você se tornar, de forma simples, um especialista naquilo que você ama fazer.

Alguns estudiosos do assunto como Malcolm Gladwell dizem que para ter sucesso é necessário dedicar 10 mil horas à um determinado nicho de mercado, isso corresponde há 3 334 dias, dedicando 3 horas por dia. Outros, porém, dizem que isto é um mito, uma farsa. Alegam que o mais importante é ter paixão pelo que faz.

Nós daremos algumas dicas de como obter sucesso:

1.Identifique áreas que te causam maiores interesses

Analise todas as suas possibilidades, conhecimentos, hobbys e descubra em qual deles você está mais próximo de se tornar um especialista; ou seja, perceba a área que você domina mais.

Muitas vezes você é um expert em algo e nem ao menos nota.

Com esta atitude vai economizar, aprender uma coisa completamente nova, precisa investir tempo e pode ser que exija investimento financeiro também. O passo seguinte é ter certeza de que você ama esse tema e quer continuar se aperfeiçoando nele. Senão, é preciso parar, respirar, refletir um pouco e descobrir aquilo que você realmente ama fazer. E se descobrir que é tempo de mudança, aí vale a pena sim, investir em conhecimento em uma nova área. Pois tudo começa no fato de gostar do que  faz.

2.Foque em um assunto por vez

Para cada assunto novo que você vai precisar aprender, concentre toda sua atenção e tempo. Pode ser que você não consiga absorver todo conteúdo se tentar se dividir na hora que estiver acessando o conteúdo. O ideal, é criar  um cronograma com aqueles temas mais fáceis e vá aumentando o grua de dificuldade.

3.Praticar, praticar e praticar…

Ninguém vai se torna especialista da noite para o dia.  E mesmo que não sejam  necessárias 10 mil horas, você terá sim que dedicar bastante tempo.  No início terá que se dedicar aos estudos da opção escolhida, ou da nova atividade.  Ler sobre assunto, vai te ajudar a aumentar seu conhecimento sobre cada tema.   Mas apenas ler não basta…. Você pode encontrar muito conteúdo na internet, cursos presenciais e a distância, notícias na mídia, mas depois disso, o próximo passo é colocar tudo em prática – pelo menos tudo que seja possível pôr em prática. A pratica é forma importante e fácil de fixar o que você aprendeu.  Divulgar sua evolução e ensinar outras pessoas também pode ser um ótimo caminho para uma especialização.

 

Muitas pessoas são multifuncionais e por esta razão, é bastante normal que elas se sintam um pouco confusas sobre a área a ser escolhida. Então lembre-se de que se você fez a escolha errada sobre qual tema gostaria de ser especialista, basta voltar ao passo um e começar tudo de novo. Ou até mesmo se você quiser se tornar expert em outro assunto, isso é possível, com dedicação.