SERÁ QUE FUNCIONA CADASTRAR CURRÍCULO NO “TRABALHE CONOSCO OU CADASTRE-SE”?

 

A Entrega de Currículos na Era Digital 

A entrega de currículos impressos no departamento de Recursos Humanos das empresas é algo cada vez mais rara. Com a forcinha da internet, o candidato nem precisa sair de casa para procurar emprego. Basta entrar no site das empresas de seu interesse, procurar pela seção “Trabalhe Conosco” e cadastrar as informações.

Uma dúvida tornou-se muito comum, deve-se ou não efetuar a entrega de currículos impressos no departamento de Recursos Humanos? A vida virtual torna-se cada dia mais real, e muitas empresas disponibilizam em seus sites a seção “Trabalhe Conosco” ou “Cadastre-se”, como em nosso site.talentos fale conosco

Mas e aí? Quando uma vaga fica disponível nestas empresas, ou em nossas empresas associadas, será que estes bancos de dados são realmente utilizados? A resposta é SIM!
Esta é sem dúvidas uma ferramenta que deve ser muito utilizada. Os currículos são monitorados sempre que uma nova vaga compatível com eles, o sistema envia um convite automático para o candidato, ou as pessoas responsáveis por isso entram em contato com o candidato.

Temos muitas histórias de sucesso para contar. Muitos estágios, vagas de emprego que foram preenchidas através dos cadastros feitos em nosso site. Inclusive há o mural com as fotos dos nossos estagiários. Estas fotos também são postadas por nossa equipe em nossa Fanpage.

Um outro exemplo é a empresa automobilística Volkswagen, em que a seleção também se dá pela internet. Por meio de um cadastro feito do site oficial, o candidato concorre às vagas disponíveis em todas as áreas e unidades da organização no Brasil.
“Hoje as pessoas fazem tudo ou quase tudo pela Internet, desde a consulta ao imposto de renda à participação em mídias sociais, que inclusive, vem crescendo fortemente no Brasil. Penso que a informatização é mais uma tendência crescente e que precisamos evoluir junto com ela”, diz Alfredo Ucha Neto, supervisor de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil. Quando surge uma vaga na Volkswagen, o buscador de currículos seleciona os candidatos por palavra-chave, por qualificação, por anúncio, entre outros recursos.

A eficiência dos bancos de currículos costuma ser contestada por quem procura emprego. Há muitos casos de candidatos que tinham o perfil exigido pela vaga e não foram chamados. Alfredo argumenta: “É importante esclarecer ao candidato que ele está concorrendo à vaga com outros profissionais com qualificações similares ou superiores. Se temos vários currículos que atendem ao perfil, mas somente uma posição em aberto, fatalmente alguns bons profissionais serão preteridos nesse momento da seleção.”

Entregar currículos impressos, na portaria, na recepção ou RH de uma empresa, tem a mesma validade em muitas empresas. E se o candidato for selecionado para uma entrevista, é muito tê-lo em mãos. Pois muitos empregadores, gostam de fazer anotações adicionais, que podem conter informações que não estavam anteriormente no currículo, mas que podem ser o diferencial na hora da contratação.