Tocar violão, uma experiência que só traz benefícios

Porque eu deviria tocar violão?

Quem nunca pensou em tocar um violão?

Sabe aqueles momentos com a família e amigos, em que um puxa uma música e quando vê está todo mundo envolvido…. É muito mais gostoso se alguém toca um violão!!! E se o violonista for você?

Vamos falar um pouquinho dos benefícios dessa pratica.

O violão é fascinante desde sempre. Muitas pessoas se rende ao ouvir as cordas sendo dedilhadas.

 

Pessoas de todas as idades se encantam, e entram numa relação de amizade e cumplicidade com este instrumento musical. É uma forma livre de expressão, que pode trazer muita arte nova a vida. Composições próprias ou reprodução de canções que você gosta.

 

Não há uma idade especifica para aprender a tocar violão. Desde uma criança ou idoso, não faz a menor diferença, todos podem aprender a tocar. Oque determina seu sucesso é a vontade que tem de tocar esse instrumento com som lindo. E se está sentindo vontade, eis a hora para começar.

Ele é um instrumento que se encaixa perfeitamente em todos os ritmos, se você aprecia samba, rock, pop, reggae, pagode, forró, MPB, música clássica… Não importa, ele é uma ótima opção.  Relaxamento e diversão, ou até mesmo uma profissão podem vir deste instrumento completo.

Existem muitas marcas e estilos de violão e a escolha certa é muito importante, por isso pedir a ajuda de um especialista é muito importante.

E para ter certeza que irá progredir sem fazer aqueles sons que perturbam a sua família ou mesmo os vizinhos, é aconselhável que aprenda a base destes instrumentos através de uma aula de violão ou guitarra. E por valorizar este instrumento tão querido no Brasil, foi que Talentos disponibilizou o curso. E se deseja aprender, venha!!!

Você pode ser o próximo talento, que ainda está escondido.

Abordando o tema de maneira mais específica, segundo um estudo neurocientífico da Universidade McGill em Montréal (Canadá), escutar e tocar violão libera hormônios do “bem-estar”, dentro dos quais está a dopamina, mais conhecida como o hormônio da felicidade.Inusitadamente, ainda segundo os estudos da instituição de pesquisas acima citada, o fato de tocar violão e escutar música suscita o mesmo processo químico no nosso cérebro de quando passamos pela experiência da relação sexual.

Quanto mais você escuta música ou toca violão, mais você sente prazer em fazê-lo. E é por isso que o seu cérebro irá secretar hormônio dopamina.

Tocar violão elimina o estresse 

Nos dias mais estressantes, o violão pode ser um verdadeiro aliado para te relaxar e te deixar muito calmo. Como dissemos, é cientificamente provado que você vai relaxar ao dedilhar as seis ou mais cordas de seu instrumento.

Segundo um estudo em cooperação desenvolvido pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos) e a Escola de Medicina e de Biossistemas Aplicados, foi provado que o estresse é reduzido de maneira significativa quando nós tocamos algum instrumento, e o violão faz parte deles.

Desde a sua origem, o violão tem suas virtudes reconhecidas!

E isso se passaria na dimensão genética de nosso corpo! As vibrações musicais impactariam diretamente nosso sistema imunológico em resposta à pressão sanguínea, o que nos ajudaria a lutar contra os vírus e outros perigos ao nosso corpo.

O violão é bom para a saúde! São os cientistas quem afirmam!

O Violão alivia as dores da vida 

Se você possui dores crônicas e sabe o que é a “sofrência” cotidiana, seja ela física ou psicológica, aprender a tocar violão e escutar música podem ser muito úteis para ajudá-lo a desconectar a sua mente e, por consequência, reduzir consideravelmente o sentimento de dor.

Enquanto a sua concentração não foca na dor, mas sim nas entonações, vibrações e na atmosfera que emana da música, a sua mente acaba se desconectando do seu corpo e permite o seu espírito de se refugiar nas sensações trazidas pela música.

As informações são frutos de um estudo realizado pela Universidade de Utah (Estados Unidos) juntamente ao Centro de Pesquisas sobre a Dor que pôde nos demonstrar os efeitos que a música exerce sobre nosso corpo.

E se o violão fosse o remédio contra o envelhecimento?

O Violão aumenta a sua atividade cerebral

Um recente estudo feito na Escócia afirma que quando você toca violão – isso funciona também com qualquer outro instrumento musical – você pode aprimorar as suas funções e atividades cerebrais.

Isso favorizaria também a luta contra a degeneração cerebelar a um médio e longo termo.

Pilulas para estimulo cerebral, jamais se igualarão ao resultado trazido pela música. Então já pode começar a

preparar seu material e vir se deliciar nas aulas do nosso curso. Seu cérebro agradecerá!!!  

O violão aumenta a autoconfiança

O violão é uma excelente válvula de escape.É bem verdade que cantar enriquece seu corpo imediatamente. Tocar e criar sua própria música te permite se exprimir plenamente, mostrar aos outros quem você é, as emoções que você sente, veicular uma mensagem ou suas ideias.Ao se expressar plenamente e sem nenhuma censura com seu violão, você irá liberar um grande peso emocional, o que vai te fazer ganhar confiança em si mesmo. A música pode mandar embora a depressão.Cantar ou tocar, pode até ser fácil para alguns.  Mas compor, já pode ser uma verdadeira conquista, que trará o sentimento materno de satisfação, diante de sua criação. O que trará aTocar violão também poderá se tornar sua fonte de renda. Ao tornar-se um violonista, você pode ser um musico profissional ou também um professor de música.

Tocar violão reforça os músculos do coração

Você sabia que os roqueiros possuem um sistema cardiovascular a toda prova?

Na verdade, pesquisadores holandeses revelaram que pessoas que praticam uma atividade musical tal qual o violão durante, pelo menos, 100 minutos por dia, constatam uma diminuição significativa da pressão arterial assim como do ritmo cardíaco em comparação a uma pessoa que não faz música.

Essa constatação foi reforçada por um outro estudo realizado da Escola de Música Berklee, em Boston (Estados Unidos) dirigido pela presidente do departamento da terapia musical, Suzanne Hannser.

Tocar música exerce um verdadeiro impacto em nossa saúde, principalmente para as pessoas mais idosas, visto que o coração minimiza sua intensidade e o estresse e a ansiedade e a depressão tendem a diminuir.

Enquanto você está completamente abduzido pelo som do seu violão, que você se deixa levar pela música, a pressão arterial no coração cai a um nível totalmente normal e você se sente mais descontraído.

Além disso, pode ser que ao fazer aulas de violão você também comece a cantar ao mesmo tempo. Isso exercerá, sem dúvida, um efeito positivo para seus pulmões ao fazê-los trabalhar a sua capacidade de armazenamento de oxigênio.

Tocar violão aprimora sua criatividade e concentração

Quanto mais você tocar, mais o seu cérebro irá acumular informações. Assim que você adquire todas as bases do violão, como os principais acordes, o ritmo, as dedilhadas e a posição de seus dedos para executar os melhores acordes ou mesmo os solos, você se dará conta que terá vontade de aprender cada vez mais.

Oque te trará um crescimento inigualável.

Segundo um estudo da renomada Universidade de Cambridge, os músicos, principalmente os violonistas e guitarristas, continuam sendo muito criativos mesmo nos momentos em que não estão tocando seus instrumentos.

Eles se dedicaram tanto à sua música que todas as ocasiões de suas vidas se tornam pretextos para compor ou para modificar suas canções.

Isso acontece geralmente durante uma caminhada, durante uma turnê, ou mesmo em uma festa com amigos quando escuta-se um ritmo que pode causar uma certa emoção.

 

 

 

O violão intensifica o poder de sedução

Pode ser que isso seja um clichê, mas é provado cientificamente!

O violão aumenta o poder de sedução dos homens. Ah, o violão e seus violonistas… isso é um universo particular, não é mesmo?

Pesquisadores especializados em psicologia realizaram uma pesquisa em relação ao universo da música que constatou que as mulheres associam mais facilmente a capacidade musical à inteligência, mas também ao engajamento, à noção de trabalho árduo e às proezas físicas.

Por que as mulheres adoram os guitarristas e por qual motivo os outros homens não podem rivalizar com eles?

 

Veja aqui razões que vão dar vontade ao leitor homem de fazer aulas de violão para se tornar um conquistador:

  • O guitarrista tente a ser mais criativo e imaginativo que os outros homens. Mas é principalmente o carisma o que ele irá exalar.
  • A música e o violão se direcionam diretamente ao cérebro reptiliano das pessoas do gênero feminino: é o neurocientista americano Daniel Levitin quem explica que a música tocada no violão se manifesta em quase todas as zonas do cérebro e as emoções que ela gera implicam nas estruturas em torno do cérebro primitivo, onde se alocam todas as nossas emoções. Em suma, a música do violão ou da guitarra entra em contato com nossas mais antigas emoções e é impossível de controlar.

Dê esse prazer aos seus neurônios ao dedilhar as cordas.

Venha já, colocar o talentoso que há em você em atividade!!! Para se matricular clique no link: https://talentosbrasil.com.br/cursos/143/